quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Senador dos Estados Unidos apresenta proposta de lei para estudar o efeito de jogos violentos nas crianças

Um senador dos Estados Unidos, Jay Rockefeller, apresentou um projeto de lei para investigar o impacto dos jogos violentos nas crianças.
Esta proposta chega menos de uma semana depois do incidente na escola elementar de Sandy Hook, em que um jovem de 20 anos armado entrou na escola e matou vinte crianças e seis adultos, suicidando-se de seguida.
A seguir ao massacre, vários tablóides, como o The Sun e The Daily Express do Reino Unido, noticiaram que o jovem tinha uma obsessão com Call of Duty: Black Ops e Dynasty Warriors.
Sobre a sua proposta, o Senador disse que "As grandes corporações, incluindo a indústria dos videojogos, faz milhares de milhões em marketing e a vender conteúdos violentos às crianças. Eles têm a responsabilidade de proteger as nossas crianças. Se não o fizerem, podem contar com o Congresso para tomar um papel mais agressivo".
Se aprovada, será organizada uma investigação para verificar o resultado de expor crianças a conteúdos violentos e as consequências que daí advém. Dada a interactividade e imersão dos videojogos, a investigação também deverá estudar se os filmes violentos têm um efeito diferente.
O senador não quer mostrar desrespeito para com os jogos violentos, mas sublinha a necessidade da National Academy of Sciences investigar sobre o assunto.
"As alterações na tecnologia permitem às crianças aceder a conteúdos violentos online com menos envolvimento parental," apontou o Jay Rockefeller.
Uma companhia que recentemente alterou as suas regras para impedir que as crianças possam aceder a conteúdos violentos foi a Nintendo. Em território Europeu só é possível aceder a conteúdos +18 das 23 horas da noite às 3 horas da matina.
O que muitos se parecem esquecer é que os jogos têm uma classificação etária, e se as crianças conseguem ter acesso e comprar jogos violentos, é porque receberam o dinheiro para tal de um adulto, provavelmente dos seus progenitores.
Fonte: Eurogamer

3 comentários:

  1. O problema na minha humilde opinião, não são os jogos e sim a ausência dos pais. A tv é muito mais maléfica que os games eletrônicos. Cabe aos pais, orientar e acompanhar as atividades que seus filhos praticam e sinalizar o que é certo e o que é errado, de frente a tv e longe dela.
    Apenas para comparação, as drogas como o crack nunca foram alvo dos games e nem por isso seu consumo diminuiu e sim aumentou. Ao invés de atacar a indústria de entretenimento( sim porque games são um lazer e muitos adultos como eu ao chegar em casa depois de um dia de trabalho, jogam um pouco para relaxar, enquanto a esposa por exemplo, vê a novela), acesso as armas letais deve ter um controle maior. Em uma conversa que tive com um americano a favor das armas e que me declarou ter 2 em seu nome, o fato do direito a tais armamentos ser garantido por lei foi usado como defesa e também como justificativa para tê-las em sua posse.
    Se pararmos para analisar, a lei que esta na constituição americana e garante este direito, tem 200 anos e a sociedade de hoje não é a mesma de 200 anos atrás. Cabe as autoridades responsáveis como este senador, atualizá-las e não arrumar justificativas que sejam usadas como influências para tal ato, uma vez que quem matou, não foram os games ou as empresas por eles responsáveis.

    Sejamos realistas em um ponto: entre as empresas de games e a indústria de armas de fogo reais e letais, qual das duas você acha que fornece mais dinheiro para os cofres dos EUA e pode ser condenada livremente porque as perdas serão menores?

    Não ha direito que seja superior ao direito da vida e cabe ao povo americano enxergar isto e abrir mão de apenas 1 direito para que o direito à vida possa ser realmente respeitado e protegido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kanpaz...Bastante interessante esse assunto. Gostei do seu comentário e concordo.

      Excluir
  2. Correção:

    "Sejamos realistas em um ponto: entre as empresas de games e a indústria de armas de fogo reais e letais, qual das duas você acha que fornece mais dinheiro para os cofres dos EUA e qual pode ser condenada livremente porque as perdas serão menores?"

    ResponderExcluir